Torre Eiffel: marcando a história e a paisagem a 130 anos.

Atualizado: 15 de Jan de 2019

Localizada no Champ de Mars, em Paris, tornou-se um ícone histórico e mundial da França. É uma torre treliça de ferro construída entre 1887 e 1889 e recebe milhões de visitantes anualmente. O engenheiro Gustave Eiffel foi o criador do projeto e recebeu auxílio de outros dois engenheiros, Maurice Koechlin e Émile Nouguier, junto com o arquiteto Stephen Sauvestre.



A torre foi construída para o evento “Exibição Universal”, o qual comemorava o centenário da Revolução Francesa e a ideia principal era para ser desmontada após o evento. Quando o projeto de construção da Torre foi lançado, a proposta era abrir um concurso para a escolha do monumento, a organização recebeu 107 projetos.


Ao todo, a torre possui 324 metros de altura e no verão fica cerca de 15 centímetros mais alta, devido à dilatação térmica do ferro. O símbolo francês foi a estrutura mais alta do mundo entre o ano de sua inauguração até 1930 quando perdeu o título para a construção de Chrysler Building, em Nova Iorque.


A estrutura da Torre Eiffel possui divisão em três níveis para os visitantes, contendo lojas e até um restaurante no último nível com acesso por elevador e escadas. Seu peso ultrapassa 10 mil toneladas e sua estrutura apresenta mais de 15 mil peças em ferro e 2,5 milhões de parafusos.


Desde sua abertura oficial, em 6 de maio de 1889, segundo o site Epoca Negócios a estrutura já recebeu cerca de 236 milhões de visitantes de todo o mundo.


Um fato curioso é que Gustave Eiffel também foi responsável pelo projeto da Estátua da Liberdade, um presente dos franceses aos Estados Unidos em 1875.



Fontes: todamateria.com.br , estudopratico.com.br e epocanegocios.globo.com.

© 2019 Siga Arquitetura e Grupo SIGA.

Todos os Direitos Reservados

  • w-facebook
  • Branca Ícone Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now